quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A BUSCA PELA AUTÊNTICA FELICIDADE


Mensagem de Catie Conklin Trafford
30 de Outubro de 2013

A maior parte das pessoas busca uma vida cheia de significado, contentamento, satisfação e prazer. Em momentos de reflexão, podemos nos perguntar o que podemos fazer para direcionar as nossas vidas, não apenas para longe da ansiedade, da raiva, do stress e da depressão – mas para um estado de realização pessoal. Podemos perceber que os marcadores típicos de realização em nossa sociedade – uma formatura, um casamento, uma promoção no trabalho, a conclusão de um projeto, a compra de uma casa – nem sempre nos trazem a felicidade que esperávamos, e muitas vezes, eles aumentam os nossos níveis de stress.

Apesar do fato de que somos ricos para os padrões mundiais, capazes de conduzir bons carros, vivermos em casas grandes e limpas, e termos acesso à mídia de entretenimento, estamos sujeitos a altos níveis de stress. Como resultado, muitos mantêm um sentimento generalizado de descontentamento. Buscamos o próximo e maior objetivo em nossas vidas, somente para percebermos que este objetivo não nos traz o sentimento da verdadeira felicidade pela qual ansiamos. A maior parte de nós vive melhor do que a realeza viveu no passado, mas estes altos padrões de vida não nos trouxeram uma sensação de contentamento verdadeiro. Uma recente pesquisa de pessoas em nações ao redor do mundo mostrou que os níveis mais altos de felicidade pessoal eram encontrados na Nigéria, seguido pelo México. Os Estados Unidos vieram em 16º lugar, enquanto o Canadá e a maior parte da Europa Ocidental também foram marcados em níveis semelhantes.

A Psicoterapia tem feito grandes progressos ao longo da última metade do século, compreendendo as várias formas de doenças mentais. Podemos agora classificar estas condições e fazer as intervenções necessárias para aliviá-las através de formas específicas de psicoterapia, e algumas vezes, de medicação. Menos pesquisas têm sido feitas, no entanto, para encontrar maneiras de entender como podemos alcançar uma vida cheia de significado e contentamento.

Temos uma série de métodos para tratar algumas das doenças associadas à infelicidade – o stress, a ansiedade, a depressão, a raiva, a falta de positividade, abuso, relacionamentos interpessoais pobres, deficiências emocionais e cognitivas. Agora, no entanto, a psicoterapia está fazendo progressos semelhantes no desenvolvimento de métodos que as pessoas podem usar para passar para a próxima etapa, da infelicidade para a verdadeira felicidade. O propósito desta nova tendência na psicoterapia é compreender como as pessoas podem alcançar a verdadeira felicidade em suas vidas. Isto muda o foco na psicoterapia do negativo para o positivo. Há um espaço para compreender e tratar experiências de vida mais negativas, dependendo das preocupações do indivíduo, assim como, em muitos casos, o foco deveria estar no positivo. Algumas vezes, quando as pessoas resolveram as suas questões negativas, elas podem começar a se concentrar em questões mais positivas.

Há algumas coisas que podemos fazer sobre as circunstâncias de nossa vida para aumentar o nosso nível de felicidade pessoal. Por exemplo, estudos transacionais descobriram que as pessoas que vivem em democracias ricas são geralmente mais felizes do que aquelas que vivem em países com pobreza e ditaduras. As pessoas que estão em relacionamentos estáveis tendem a ser mais felizes do que as pessoas que vivem sozinhas. Pessoas que têm a sorte de evitar eventos negativos em suas vidas relatam níveis mais elevados de felicidade do que aquelas que foram atingidas por eventos infelizes, tais como a perda do emprego, divórcio, ou a morte de um ente querido. Aqueles que são religiosos relatam níveis mais elevados de felicidade, do que aqueles que não são. Surpreendentemente, no entanto, uma vez que um nível básico de segurança financeira seja alcançado, ter mais dinheiro não contribui para a felicidade. 

Pessoas saudáveis não parecem ser mais felizes do que aquelas que sofrem de uma doença. Níveis mais elevados de escolaridade não estão ligados a mais felicidade. Pessoas em climas ensolarados relatam sobre os mesmos níveis de felicidade que aquelas em climas frios. E a raça não tem efeito no nível de percepção da felicidade de uma pessoa.



Uma pesquisa recente se concentrou em como uma pessoa pode trabalhar em direção a uma vida mais feliz. Martin Seligman e seus colegas da Universidade da Pensilvânia pesquisaram durante anos sobre o que torna as pessoas felizes. Eles concluíram que a felicidade é uma experiência interna com base em permanecer fiel ao nosso eu genuíno ou autêntico. Quando as pessoas são capazes de funcionar bem no mundo, usando as suas habilidades mais fortes, (eles chamam estas habilidades de pontos fortes da assinatura), elas têm uma oportunidade de alcançar a felicidade autêntica. Eles identificaram vinte e quatro pontos fortes encontrados em culturas de todo o mundo. O primeiro passo é identificar os seus próprios pontos fortes pessoais. A partir daí, vocês podem explorar maneiras de incorporar estes pontos fortes em sua vida, de modo que as suas melhores habilidades possam ser expressas em tudo o que fizerem em sua vida diária. Quando puderem permanecer fiéis ao melhor em si mesmos, vocês poderão alcançar uma vida autenticamente feliz.
A seguir estão os vinte e quatro pontos fortes da assinatura na abordagem da Psicologia Positiva. Identifiquem dois ou três que se encaixem melhor a vocês. Para trabalhar em direção à autêntica felicidade, tentem ver como podem incorporar estes pontos fortes em suas experiências diárias na vida.

1 – Curiosidade/Interesse no Mundo. A curiosidade sugere estar aberto à experiência e a flexibilidade em lidar com idéias que não se adaptam as suas noções preconcebidas sobre o mundo. Pessoas curiosas não apenas toleram bem a ambigüidade, mas elas a buscam e são atraídas por ela. Curiosidade implica em um envolvimento ativo na aprendizagem de novas informações, não apenas um interesse passivo em novas coisas, e é o oposto de estar aborrecido.

2 – Amor pelo aprendizado – Este ponto forte se refere ao forte prazer de aprender novas coisas, e implica que vocês buscam aprender onde podem encontrá-lo – através da leitura, fazer cursos, ir a museus. Vocês gostam de aprender até quando não há incentivos externos para que possam fazê-lo.

3 – Julgamento/Pensamento Crítico/Mente Aberta. Esta característica se refere a pensar sobre as coisas com base em provas sólidas. Vocês examinam todos os lados de uma questão antes de chegar a uma conclusão, e são capazes de mudar de ideia diante de novas informações. O oposto deste ponto forte é buscar a informação somente se ela estiver em conformidade com o que vocês já acreditam.

4 – Criatividade/Originalidade/Inteligência Prática. Este atributo se refere a uma habilidade para encontrar novas formas de alcançar os seus objetivos, contanto que eles sejam apropriados. Significa encontrar maneiras novas e criativas de obterem o que querem, sem passar por rotas convencionais para chegar lá.

5 – Inteligência Pessoal, Social e Emocional: Pessoas com inteligência social são aquelas que são capazes de ler os humores, necessidades e motivos de outras pessoas e podem responder apropriadamente aos outros. Isto não se refere a apenas ser introspectivo – isto implica também em ser capaz de se envolver em comportamento socialmente habilidoso. Inteligência pessoal significa estar em sintonia com os seus próprios sentimentos. Vocês são capazes de se colocar em situações que trazem as suas melhores habilidades, tais como um emprego onde fazem aquilo que têm melhor capacidade.

6 – Perspectiva. Este ponto forte é semelhante à sabedoria. Implica que outros atraem a sua experiência para ajudá-los a resolver os problemas e adquirirem uma perspectiva para si mesmos. Significa  ter uma maneira de definir o mundo que faça sentido para vocês e para outras pessoas.


7 – Valor e Coragem – Esta característica se refere a ter a coragem de enfrentar situações difíceis ou se manter firme em suas crenças diante da oposição ou do desafio. Isto não é mera ousadia ou temeridade. Refere-se à habilidade de enfrentar o perigo, apesar do medo, sem a perda da dignidade.

8 – Perseverança/Esforço/Diligência. Perseverança significa ser capaz de terminar o que vocês começam com uma atitude positiva. Vocês fazem o que dizem que farão. Isto não se refere a perseguir obsessivamente metas inatingíveis ou o perfeccionismo. Isto implica em flexibilidade e em uma abordagem realista para projetos decisivos.

9 – Integridade/Autenticidade/Honestidade. Vocês vivem a sua vida com autenticidade e integridade. Vocês permitem que outros vejam o seu eu verdadeiro. Isto é mais do que apenas dizer a verdade. Significa mostrar ao mundo quem vocês realmente são, sem fingimento.

10 – Bondade e Generosidade. Este ponto forte envolve fazer boas ações para os outros, levando os interesses deles tão a sério quanto os seus e reconhecendo o valor de todas as pessoas. Empatia e simpatia estão relacionadas com esta característica.

11 – Amar-se e se permitir ser amado. Esta característica implica em uma habilidade de formar relações próximas e íntimas com outras pessoas, e escolher pessoas que se sintam da mesma maneira que vocês. Embora algumas pessoas possam demonstrar amor para outras pessoas, esta característica também implica em uma capacidade de permitir que outros também os amem.

12 – Cidadania/Dever/Trabalho em Equipe/Lealdade. Vocês são membros leais e dedicados de grupos e pode-se sempre contar que façam a sua parte. Vocês são capazes de colocar os interesses do grupo acima dos seus, respeitando a autoridade do grupo.


13 – Justiça e Equidade. Esta característica envolve uma capacidade de tratar as pessoas com igualdade e justiça, independentemente de seus próprios preconceitos pessoais. Implica que vocês são capazes de dar a todos uma oportunidade justa e que são guiados por princípios de moralidade.

14 – Liderança – Um bom líder é eficaz na organização das atividades das pessoas, mantendo boas relações entre os membros do grupo. Esta pessoa mantém uma abordagem humana quando interage com os membros do grupo, bem como na coordenação de atividades entre os grupos.

15 – Auto-Controle – Esta característica envolve a capacidade de manter os seus impulsos e necessidades em cheque, quando for o caso. Implica na habilidade de regular as suas emoções quando as coisas vão mal, bem como manter uma atitude positiva quando defrontados com situações difíceis.

16 - Prudência/Discrição/Cautela. Este ponto forte implica em uma habilidade de ser cauteloso. Vocês evitam dizer coisas que possam se arrepender mais tarde. Estão mais conscientes dos objetivos de longo prazo e de suas conseqüências, em vez de seguirem para um ganho de curto prazo.

17 – Humildade e Modéstia – Pessoas humildes não procuram ser o centro das atenções, e elas deixam que as suas realizações falem por si. Vocês não se definem como especiais, compreendendo que as vitórias e derrotas de sua vida não são importantes no grande esquema das coisas. Vocês são despretensiosos e outros reconhecem e os admiram por esta qualidade.

18 – Reconhecimento da Beleza e Excelência – Vocês são elevados pela beleza, excelência e habilidade em todos os domínios. São capazes de reconhecer o respeito e a maravilha da vida ao seu redor – na natureza, artes, ciência e nas coisas cotidianas.


19 – Gratidão – Vocês estão cientes do que é bom no mundo. Apreciam o bem nas pessoas e em suas realizações, bem como na natureza. Vocês aproveitam o tempo para contar as suas bênçãos, mostrando isto em suas ações.

20 – Esperança/Otimismo/Disposição Futura – Vocês têm uma meta na vida, com base em suas expectativas que alcançarão o melhor para si mesmos no futuro. Seu otimismo ajuda a guiá-los, no planejamento e no trabalho árduo para alcançar os seus objetivos.

21 – Espiritualidade/Sentido de Propósito/Fé/Religiosidade – Vocês têm fortes crenças em sua ligação com algo maior do que vocês. Sua busca pelo seu espaço no universo, e estas crenças, moldam as suas ações e servem como uma fonte de conforto para vocês. Vocês sentem que a sua vida tem propósito e significado.

22 – Perdão e Misericórdia – Este ponto forte se refere a sua habilidade em perdoar aqueles que agiram de maneira errada com vocês. Vocês são guiados pela misericórdia, em vez da vingança, e sempre dão às pessoas uma segunda chance. Sua maneira de interagir com os outros é ser gentil e generoso, em vez de se esquivarem ou usarem de represálias.

23 – Humor e Diversão – Vocês gostam de rir e trazer alegria e diversão a outras pessoas. São capazes de misturar trabalho e diversão, e vocês, e os outros apreciam a sua capacidade de tirar outros da seriedade e levá-los ao humor.

24 – Prazer/Paixão/Entusiasmo – Vocês são fiéis ao seu espírito. Encaram a vida com paixão, energia, podendo se lançar com entusiasmo nas atividades. Sentem-se inspirados pelo simples ato de viver a vida ao máximo.



Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário