domingo, 10 de novembro de 2013

O QUE É FENG SHUI LÓGICO

Essa é a razão lógica porque existe um Ba-guá para o Hemisfério Norte e outro para o Hemisfério Sul: as estações do ano.

Quando aqui é Verão, lá é Inverno. 
Desde os primórdios de nossa civilização que os luminares celestes nos dirigem.
A Luz Solar durante o dia e a Lua e as estrelas-guia do Norte e do Sul durante a noite.
Compreender essa linguagem é compreender a linguagem que a natureza sente e respeita. É a forma de nos religarmos ao tempo e ao espaço que delimita nossas vidas na Terra.
Essa é a base do Feng Shui Lógico, que observa, estuda e se alinha com as forças naturais, terrestres e celestes. Reverenciando o Criador de todas essas maravilhas e muitas mais.
Somos envolvidos por uma realidade mística.
Nossa vida acontece no mistério do espaço sideral.
Qual o destino da vida humana?

Ainda sabemos muito pouco sobre as verdades da Vida e da Morte.
Precisamos simplificar essa complexidade. Precisamos nos harmonizar, fazer parte de forma consciente e na aceitação das leis que regem a Vida que nos envolve.
Os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste,as direções que nos guiam no Planeta Terra, e
a importância dos pontos cardeais e suas características climáticas e geográficas são evidentes no desenvolvimento de nossa civilização.
Foi na descoberta da estrela-guia do Norte, a Polaris, e a agulha magnética, a bússola, que possibilitou aventurar-se por mares nunca dantes navegados.
O relógio do Sol auxiliava na organização da vida humana, e durante muito tempo foi através da observação da natureza e seu ritmo que a humanidade se guiava.
Encontrei referências que alguns povos, como o povo português, costumavam marcar o lado Leste (de onde surge o Sol) de suas casas.
Portanto, a vida humana estava em sintonia com a vida da natureza. O respeito se torna mais fácil quando conhecemos as forças que nos sustentam.
A Revolução Industrial alterou nosso ritmo. Ao lado de tantas facilidades que nos trouxe, junto com as luzes artificiais e as máquinas, criamos um mundo à parte, onde prescindimos da observação da natureza.
Nos esquecemos que é a Natureza que nos sustenta , que sem ela não subsistimos.
Esquecemos de olhar para o Céu e suas direções: de dia, temos o Sol a nos iluminar, e à noite, as estrelas nos apontam a direção.
Nosso espírito se alimenta também de céu. Apenas comida para o corpo não alimenta nossa necessidade de sentir a conexão com toda a realidade cósmica que nos envolve.
Precisamos de cada sinal, de cada respiração que sai do espírito de Deus, nosso Pai Divino.
E só nessa conexão podemos nos iluminar. Os maiores mestres do espírito que influenciaram a humanidade viveram antes da Revolução Industrial, portanto nos tempos em que a humanidade se guiava pelo céu.
Nosso desafio é usar de todo o avanço que o século passado nos trouxe sem nos esquecermos de alimentar nosso espírito e de usar todo esse conhecimento para co-criarmos dias de beleza, paz, justiça = AMOR.
O Método Solar das Quatro Estações, o Feng Shui Lógico, tem como finalidade facilitar a conexão da vida humana com a vida cósmica através da consciência dentro de nossas casas da importância que os luminares do Céu tem em nossa vida.
O microcosmo que é cada um de nós inserido harmonicamente no macrocosmo da Vida Mística que nos envolve. Esse é o ponto inicial de uma nova civilização humana, confederada através da obediência às leis que regem o Universo do qual fazemos parte.




















É muito importante nos harmonizarmos com a Natureza, as estações do ano e o Sol, este é o princípio básico do Feng Shui, sintetizados nos trigramas.
Feng Shui Lógico e os Trigramas:
O que são trigramas?
São três linhas sobrepostas, lidas debaixo para cima.
As linhas sem interrupção representam a energia Yang e as linhas interrompidas representam a energia Yin.
Os 8 trigramas foram concebidos como imagens de tudo que ocorre no Céu e na Terra. Eles se acham em um estado de contínua transição, passando de um a outro, assim como uma transição sempre está ocorrendo no mundo físico, de um fenômeno para outro.
Segundo os chineses, cada direção cardeal corresponde a um trigrama: Trovão, Vento, Fogo, Terra, Lago, Céu, Água e Montanha e tem correspondência com as estações do ano.
Cada trigrama nos proporciona um ensinamento e uma energia característica. Dentro dessa visão, compreendendo como cada elemento age em nossa vida, podemos nos harmonizar com a natureza e usufruir de maior equilíbrio emocional em nossa vida.
Em minha prática profissional tenho constatado o desconhecimento de um grande número de pessoas em relação a um fato básico e fundamental para a prática do Feng Shui: o trajeto que o Sol percorre em relação ao Hemisfério Sul, adaptando os trigramas para nossa realidade, com estações inversas do Hemisfério Norte, onde nasceu essa sabedoria.
Conhecendo o trajeto do Sol
• O Sol nasce no leste, que corresponde ao Oriente – o verbo orientar-se vem daí.
• Nortear-se é uma expressão muito antiga e conhecer o Norte é saber o caminho.
• Por aí sabemos a importância de conhecer nosso ponto de referência geográfico para,
por extensão, conhecermos nosso rumo interno na vida.
Ba-guá para o Hemisfério Norte
Assim, o pleno verão associa-se ao trigrama do Fogo, que para nós corresponde ao Norte e ao Sucesso;
o fim do verão, à colheita dos frutos maduros, ao Noroeste, ao trigrama da Terra e, portanto, aos relacionamentos;
o outono, Oeste, contemplação, trigrama do Lago, e à Cratividade e Filhos menores;
o Sudoeste ao fim do outono, o armazenamento de energias preparando-se para enfrentar o inverno, e corresponde ao trigrama do Céu, de onde nos vêm as forças necessárias – é o guá (lado) dos Amigos e Viagens;
O Sul , inverno, que corresponde ao trigrama da Água e ao Trabalho, Carreira;
O Sudeste,corresponde ao fim do inverno e ao trigrama da Montanha, direção de onde nos vêm a energia que corresponde ao Autoconhecimento e Espiritualidade;
e o início de tudo, a força do Sol que irrompe a Leste, e que corresponde à Primavera, trazendo o trigrama do Trovão, a força criativa e incitadora, a transformação pela energia da centelha luminosa: a partir dessa energia é que surgem as benéficas energias do Nordeste, que trazem prosperidade e estão embutidas no trigrama do Vento, o suave penetrar que traz a abundância, e que corresponde ao e afim da primavera.
Portanto, o Baguá nos traz a compreensão da energia característica que cada direção nos proporciona. Assim agimos junto com elas, co-criando melhores situações de vida, suavizando o excesso e fortalecendo o que é tênue demais.
Isso se faz através do ambiente, com as técnicas de Feng Shui Lógico e através da conscientização que essas informações nos trazem, enriquecendo nossa forma de ver o mundo.
Além disso, conhecer mais a natureza e relacionar-se com ela de forma consciente nos traz serenidade e motivação.
Experimente fluir junto com as energias características com nosso hemisfério e usufrua da verdadeira conexão que isso proporciona aplicando o Ba-guá segundo o Método Solar das Quatro Estações utilizado pelo Feng Shui Lógico.
O BAGUÁ ADAPTADO PARA O HEMISFÉRIO SUL
Quando nos harmonizamos com a realidade natural que nos cerca, através da sintonia com a vida solar, nos conectamos com o próprio Universo, e entramos no caminho de nossa plenitude pessoal e colaboramos assim para que a harmonia se estabeleça em nosso planeta.
Publicado em  por Stela Vecchi

Um comentário:

  1. Ótimos esclarecimentos e muito obrigada por partilhar seus ensinamentos !
    beijos
    Cyl Mara

    ResponderExcluir